terça-feira, 7 de julho de 2009

Revista SESC RIO - maio/2009




Caminhos do futuro para o turismo

Estudar e refletir sobre o turismo, enfocando as possibilidades e os problemas encontrados no setor. Este é o objetivo do Caminhos do Futuro, um projeto que é fruto da parceria entre o Ministério do Turismo, o Instituto de Academias Profissionalizantes (IAP), a Academia de Viagens e Turismo (AVT), o Núcleo de Turismo da Universidade de São Paulo (USP) e a Global Travel and Tourism Partnership (GTTP), envolvendo professores e alunos da rede pública dos ensinos fundamental e médio em diversos estados brasileiros. De acordo com o projeto, os professores aprendem a trabalhar com conteúdo ligado a turismo em disciplinas como geografia, história e biologia, por exemplo, ou mesmo incentivando o desenvolvimento de outros projetos, sejam eles interdisciplinares ou não.

O projeto promove a educação para o turismo na escola pública, contribuindo para o aprimoramento da hospitalidade, a maximização das potencialidades de cada destino turístico, a geração de trabalho e renda e a melhoria dos serviços prestados. Um de seus benefícios é que os jovens estudantes passam a ter a oportunidade de aprender mais sobre o setor de forma lúdica, pois, além de incluir livros que abordam assuntos como ética, meio ambiente, cidadania, ecoturismo, cultura, hotelaria, finanças, administração e tecnologia - todos com enfoque em turismo - a proposta também usa mapas ilustrados e o jogo Viajando pelo Brasil. Além dos cursos de qualificação, outra vertente do projeto é a produção de livros sobre 36 temas relevantes para o setor de viagens e turismo que são utilizados como material didático pelas escolas participantes.

O projeto nasceu em 2005, quando o então ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia, conheceu o projeto do IAP-AVT, chamado Aprendiz de Turismo, e abraçou a ideia da criação de um programa nacional de educação para o turismo, batizando-o de Caminhos do Futuro, com a meta de atingir aproximadamente 140 mil estudantes. Segundo a professora Mariana Aldrigui, que participa da coordenação do projeto, ele promove a educação para o turismo contribuindo, direta ou indiretamente, para a melhoria de qualidade dos produtos e serviços turísticos e a consequente geração de emprego e renda.

"É um projeto amplo de formação de professores de escolas públicas para uso de material didático desenvolvido a partir de temas relacionados ao turismo e voltado para a sensibilização de alunos e professores para as oportunidades advindas do turismo", afirmou Mariana, que também é a coordenadora geral do projeto da AVT/GTTP Brasil. A AVT, que é direcionada à produção de material didático ligado ao ensino de geografia, cultura e turismo e à formação contínua de professores da rede pública de ensinos fundamental e médio faz parte do IAP e é um dos programas do GTTP.

"Já participaram integralmente das qualificações 457 professores, o que nos permite estimar um número aproximado de 120 mil alunos atingidos. Entretanto, outras 345 pessoas participaram das oficinas, sem, no entanto, atuar diretamente em escolas, mas em coordenadorias, diretorias e secretarias municipais e estaduais ligadas à educação e ao turismo", disse Mariana.

Ela ressaltou que, uma vez definidos pelo Ministério do Turismo os alvos do programa em cada um dos estados, a equipe do projeto entra em contato com as secretarias de Educação e de Turismo locais para que sejam convidados os representantes das escolas da região. A seleção das instituições e dos professores é de responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação.

A qualificação para o projeto se dá em 24 horas de aulas presenciais e 16 horas de aulas a distância, totalizando 40 horas de atividades. Os professores recebem o Material do Professor e as escolas participantes recebem os Livros do Aluno, que ficam disponibilizados em suas bibliotecas. A programação é constituída por palestra; curso de qualificação, que inclui programas como Aprendiz de Lazer e Turismo/Passaporte para o Mundo, Ética, Meio ambiente e cidadania para o turismo, Cultura e turismo, Ecoturismo, Hotelaria e Hospitalidade; Oficina de Mapas Turísticos; e Estudos Orientados. 
 
"Ao final das 24 horas de apresentação e de orientação do uso do material, os professores são convidados a elaborar projetos de aplicação do conteúdo voltados à realidade local (estudos orientados). Até o momento foram apresentados cerca de 90 projetos diferentes e muito interessantes, muitos deles já tendo sido, inclusive, trabalhados em diversas escolas", afirmou Mariana, que ressaltou ser difícil apontar uma cidade em destaque devido às diferenças locais.

"Há dois exemplos que nos chamaram a atenção. No Espírito Santo houve um grande envolvimento dos gestores públicos no projeto, estimulando a participação de mais escolas, e a iniciativa de replicar o projeto em outras cidades do estado. O segundo exemplo foi de um grupo de municípios cearenses que reuniu professores das escolas participantes, distribuiu o material recebido e propôs projetos integrando todas as disciplinas do ensino médio", disse.
 
Segundo Mariana, ao longo de 2009 o projeto chegará aos estados do Acre, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e São Paulo. A expectativa é de qualificar 60 multiplicadores em cada um dos destinos, atingindo professores de, pelo menos, 110 escolas. "A partir deste ano, além da efetivação do programa será implantado um mecanismo de acompanhamento do projeto nos destinos, de modo a permitir que as escolas interessadas passem a integrar o projeto internacional GTTP. Com este mecanismo, pretende-se monitorar o número de escolas, professores e alunos envolvidos no projeto e verificar a inserção dos alunos no mundo do trabalho", afirmou Mariana. Ela lembrou ainda a representatividade brasileira no plano internacional, citando o exemplo dos alunos de São José dos Campos, que viajaram para a França no ano passado apresentando um produto turístico brasileiro estudado por eles: o distrito de São Francisco Xavier.
 
Ainda de acordo com ela, o Caminhos do Futuro é, na verdade, uma grande oportunidade para atingir mais de um objetivo. "Com o uso do material didático ligado ao turismo, atividade que congrega aspectos interessantes como a cultura, a gastronomia e o imaginário das viagens, entre outros, podemos estimular a criação de um ambiente diferenciado para o aprendizado, disseminar informações importantes sobre os destinos e as oportunidades do setor turístico, e contribuir para a melhoria do desempenho escolar dos alunos", disse. 
 
Ela afirmou que quando um gestor público opta por implantar o projeto nas escolas de seu município está firmando um compromisso sério com o futuro. "Ao apresentar temas ligados ao turismo para alunos em formação, a partir de 12 ou 13 anos de idade, em menos de cinco anos teremos um grupo de potenciais profissionais melhor informados e mais sensíveis à atividade. Para um país que pretende sediar a Copa do Mundo de 2014, parece-nos coerente implantar o programa hoje, de modo que, em quatro ou cinco anos, o Brasil disponha de uma força de trabalho melhor preparada para as possibilidades que se apresentarão com a realização do evento", concluiu. Ela ressaltou que o projeto de formação contínua de professores voltados para o ensino do turismo é aberto a qualquer município ou escola interessada. Mais informações podem ser obtidas por meio do endereço eletrônicowww.avt.org.br.


 

Revista SESC Rio - maio/2009

Disponível em: http://www.sescrio.org.br/main.asp?ViewID=%7B1EA3936A-90BA-4C11-96FB-808D29710862%7D&params=itemID=%7BCFD9687B-B9C5-4D2F-84E6-9299DC714996%7D;&UIPartUID=%7B174F2932-D66D-4353-B6B5-5793371C8959%7D&Print=1

Um comentário:

karllauna disse...

HOJE FIQUEI MUITO FELIZ EM ENCONTRAR A PÁGINA DA AVT, POIS FUI ALUNA DO CURSO NA CIDADE DE UNA-BA E HOJE ATUO NA SECRETARIA DE TURISMO E MEIO AMBIENTE DA CIDADE, E ESTOU EM BUSCA DO MESTRADO EM TURISMO,E ESTOU ATUANDO NA CÂMARA DE TURISMO DA COSTA DO CACAU O AVT, FOI MINHA BASE !!!!